domingo, 9 de agosto de 2009

Homens cagádos e cágados no córrego













Ao longo dos últimos anos venho acompanhando a vida de alguns cágados no córrego que contorna minha casa. Admiro a resistência deles quando das águas velozes da época das chuvas. Nos últimos meses me senti entristecido pois acreditava que as intervenções do homem na colocação da tubulação para coleta de esgoto, com a utilização de trator, poderia ter matado aquela família de cágados já por mim registada em diversas fotografias. Ontem porém novamente surgiu um deles, fora da água, pegando sol ou quem sabe descansando um pouco daquele líquido escuro e fedorento que não merece nunca ser chamado de água.
Não bastasse o esgoto domiciliar de toda a cidade e a redução do volume de água nesta época ainda se junta a espuma e todo tipo de regeitos dos lava-jatos, bem ali, ao lado de onde esses pobres animais moram.
Assim como nós olhamos para eles e os denominamos cágados, acredito plenamente que eles olham para nós e nos denominam cagádos.
Pois somente seres completamente cobertos e com (desculpem a palavra) merda na cabeça pode fazer o que essas pessoas estão fazendo com a natureza.











2 comentários:

  1. Se fosse possível coletar a opinião dos seres desse planeta a respeito do homem não ficaríamos muito satisfeitos. Espero que o futuro da família de cágados seja melhor depois que retirarem grande parte do esgoto da cidade do Córrego Caeté e quando deixarmos de fazer dele uma lata de lixo. Espero também que continue fotografando outros seres das águas para fazer suas denúncias e dar voz aos que não podem falar. Parabéns!
    Wanderlei/MACACA

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, vc arrasou com seus textos e fotos. Obrigada por ser nossa voz!

    ResponderExcluir